Smart Crossblade
Smart Crossblade
Smart Crossblade
Smart Crossblade
Smart Crossblade
Smart Forease assinala 20 anos da marca

A Smart vai fazer a festa do 20.º aniversário no salão de Paris, que abre as portas na próxima semana e para assinalar a data desenvolveu o concept Forease, uma espécie de Fortwo Speedster.

Segundo a marca alemã este protótipo "vai mostrar aos visitantes do certame, que ainda o ignorem, que o Smart é um automóvel "cool". Com esta proposta os designers retomam o tema Crossblade, com um estilo speedster, sem tejadilho, portas ou pára-brisas. Esse modelo começou por ser um concept como o Forease, mas devido ao interesse que despertou, acabou por vir a ser produzido. Resta saber se a história se pode repetir…

O Forease foi pensado para ser conduzido a céu aberto, mas é menos radical do que o Crossblade. Não tem tejadilho, mas as portas e o pára-brisas (de reduzidas dimensões) estão presentes. Os arcos de protecção atrás dos bancos, o imponente difusor traseiro e as ponteiras de escape, vincam a imagem desportiva da carroçaria.

No interior o desenho e as bacquets contribuem para vincar o estilo, embora o desenho do tablier não fuja muito ao desenho tradicional dos modelos da última geração, em contraste com o desenho arrojado do volante, que mais parece saíde um avião de outros tempos.

Não é novidade que o futuro da Smart passa por motores eléctricos e, por isso, este concept adoptou a mecânica do Fortwo EQ, a proposta eléctrica do catálogo da marca. É uma forma de recordar que a partir de 2020 todos Smart só vão contar com uma motorização eléctrica.

Em destaque